Realizou-se no passado dia 25 de Maio na ilha da Madeira a prova rainha do trail nacional, o Madeira Island Ultra Trail que era simultaneamente o campeonato nacional da modalidade. A prova principal tinha 116km's e 6500m de acumulado positivo.
A representar o CCRPena Team esteve o Luís Jacinto que iria tentar pela primeira vez bater a barreira dos 100km's se bem que o perfil de altimetria não ajudava na tarefa.
Com inicio às 0h00 do dia 25 no extremo ocidental da ilha, Porto Moniz a corrida iniciava-se logo com uma subida pela vila até descendo novamente até ao nível do mar. Daqui iria-se iniciar uma das grandes subidas até ao Fanal onde iria estar o primeiro abastecimento, pelo meio haveria alguns quilómetros ao longo de uma levada fantástica para descansar as pernas da subida.
Depois deste primeiro abastecimento seguiu-se uma longa e difícil descida em que o piso molhado e irregular não ajudava e que terminaria no segundo abastecimento da prova em Chão da Ribeira e donde se iria iniciar a subida mais difícil da prova a subida aos Estanquinhos. Aqui Luís passou por algumas dificuldades em virtude de uma má gestão da alimentação no primeiro abastecimento levando-o a parar por algumas vezes.
Quando chegou aos Estanquinhos já o Sol começava a espreitar mas o vento forte e o nevoeiro faziam a temperatura ser bastante baixa. Aproveitando este abastecimento para repor a as energias e preparar-se para a restante prova. Aqui foi onde confundindo a informação da prova de 85km pensou que o tempo limite para a passagem em Curral das Freiras fosse as 12h00 em vez das 14h00 que realmente seria o tempo de corte neste abastecimento.
Uma vez que tinha tinha pouco tempo para fazer os 30km's que faltavam até Curral de Freiras, resolveu aumentar o ritmo fazendo os 15km's que o separavam do abastecimento 4 em apenas 2h. Tendo então 3h para fazer os restantes 13km's para o abastecimento 5 já em Curral de Freiras mas já no final deste segmento os quilómetros acumulados, a perda de um bastão e o ritmo imposto principalmente na descida de Estanquinhos (-1100m) e a inclinação da descida para o Curral de Freiras levou a que os joelhos e tornozelos cedessem, levando a fazer esta ultima descida muito devagar e com grande sofrimento chegando ao abastecimento às 12h30 mas bastante mal tratado. Mesmo tendo ainda 1h30 para recuperar não conseguiu prosseguir, terminando aqui a sua prova, com 61km, 4200m e 12h30 de prova.
Ficaram grandes ensinamentos para este tipo de distância e principalmente acumulado e para o ano se tudo correr bem estaremos novamente representados nesta fantástica prova e esperemos que com mais elementos. No dia seguinte houve a entrega de prémios e o almoço convívio onde deu para trocar impressões com os grandes nomes do trail nacional. Uma prova obrigatória do calendário nacional.
Partida
1º subida ainda em Porto Moniz
1º Abastecimento
Imagens fantásticas de uma das descidas da prova
Encumeada
Uma das muitas escadas: a subir
Outras a descer
Estas bem inclinadas ...
Caminho para Curral de Freiras
Descida para Curral de Freiras
Vista para os Picos
Chegada ao abastecimento de Curral de Freiras
Com os 2 primeiros classificados do trail de 42km e colegas das bikes e da orientação
Armando Teixeira