No passado domingo, dia 3, teve inicio no parque de campismo do Merujal, em plena serra da Freita, mais uma edição da mais dura e mítica prova de trail em Portugal, o Ultra Trail da Serra da Freita com 70km de extensão e 4200m de acumulado positivo.
O CCRPena Team fez-se representar nesta dura prova com 3 atletas: Luis Jacinto, Rui Felicio e Helder Albuquerque que com muita pouca experiencia, para não dizer nenhuma, iriam tenta chegar ao fim desta grande aventura.
A prova teve inicio às 4h30 em frente ao parque de campismo e com a noite ainda para durar o frontal foi rei neste começo. A primeira parte da corrida passou pelo planalto da serra, seguindo depois por uma descida que nos iria levar a uma levada de água que nos acompanhou durante algum tempo. No final dessa levada entramos num dos trilhos mais espectaculares da serra, o trilho do carteiro que nos levou até à aldeia de qqq de onde descemos mais um pouco até entrar no rio Paivo onde seguimos o seu leito até ao primeiro abastecimento. Esta secção foi das mais bonitas e tecnicas da prova com algumas passagens pela água e com outras passagens onde as tecnicas de escalada fizeram a diferença.
O primeiro abastecimento encontrava-se ao km 20 na aldeia de Covelo de Paivo, onde tinhamos passado no ultimo passeio do CCRPena, aqui tivemos a fantastica oportunidade de conhecer o Joao Garcia (apenas o 10º homem a subir todas as 14 montanhas com mais de 8000m sem recurso a oxigénio) e tirar uma foto com ele. Daqui seguiamos até Regoufe e depois até Drave, daqui começava as grandes subidas da prova, com uma subida bastante ingreme e depois uma descida que nos levou até ao abastecimento do km 30.
No km 30 começava uma das mais duras e longas subidas que nos levou até à cumeada do parque eolico e de onde descemos pelo trilho dos incas para a aldeia de Povoa das Leiras onde estava o abastecimento dos 40 km's.
Depois deste abastecimento seguiu-se mais uma pequena descida até Candal, onde se iniciou a mais longa subida da prova que terminava no km 50, apesar de não ser tecnicamente exigente era bastante longa. Seguiu-se mais uma enorme descida até ao abastecimento dos 60 km's que degastou bastante os joelhos. Seguia-se mais uma subida longa mas sem dificuldades tecnicas até ao ultimo abastecimento na aldeia de Cabreiros, bastante conhecida pelas famosas pedras parideiras. Nestes ultimos 5 km's iriamos entrar no de que mais duro há na freita, a descida e subida da frecha da Mizarela, foram 4 km's com uma descida bastante tecnica e inclinada e uma subida igualmente muito dificil o que com 65km e 12h30 de prova nas pernas fez bastante mossa, o que valeu foi que o ultimo e derradeiro quilometro era plano terminando a prova em frente ao parque de onde tinha começado.
No final o Luis Jacinto conseguiu completar a prova no 72º lugar com um tempo de 13h34'40, o Helder terminou em 91º com 14h14'38 enquanto o Rui apos uma má disposição por volta do km 25 foi obrigado a desistir ao km 60 por ter atingido o tempo de corte.
Foi uma estreia em grande da equipa com 2 finishers e outro atleta com mais 85% da prova feita e estamos a falar da equipa de longe mais jovem da prova. Certamente outros grandes resultados viram no futuro e começamos a pensar em ver viagens até Chamonix ;)
Podem ainda consultar os restantes resultados e fotos da prova no site da mesma e por ultimo gostaria de deixar um grande abraço ao dinamizador desta prova e do trail em Portugal, José Moutinho.
antes do inicio da corrida
amanhecer
trilho do carteiro
descida para o rio Paivo
ao longo do leito do rio
passagem do rio
no rio Paivo com o grande nome do trail em Portugal, Carlos Sá
passagem tecnica no rio
1º abastecimento
CCRPena Team ao lado do enorme João Garcia
subida para Regoufe
final da subida de Regoufe para Drave
passagem por Drave
30 c*****o
subida para as eólicas
perto de Povoa das Leiras
final da grande subida aos km 50
ribeiro no km 60
subida para o ultimo abastecimento com Filipe Gomes, colega da aventura da Desnivel
a frecha da Mizarela vista de baixo
chegada à meta
gráfico de altimetria
Sem comentários:
Enviar um comentário