quarta-feira, 10 de março de 2010

Equipamento - bicicleta

No seguimento dos post's sobre equipamento vou falar sobre uma parte muito importante, a bicicleta.

Dado que a minha origem no desporto de aventura provém do BTT esta é uma área que estou bastante à vontade e esta bicicleta foi escolhida peça a peça e cada uma delas tomou-me muito tempo de pesquisa.

Para já fica aqui uma foto da bike e a lista dos componentes com respectivos pesos individuais




Começo pelo quadro, este quadro é um Voodoo Sobo em scadium e com escoras em carbono, tem um peso bastante interessante e foi escolhido pelo seu peso, geometria racing, estética e pela sua exclusividade, pelo que sei é exemplar único em Portugal.

A suspensão é uma Fox F100RLC que apesar de não ter sido na altura a minha primeira escolha, é sem duvida uma excelente suspensão com uma rigidez e sensibilidade fantásticas. O seu peso não é nada de especial mas compensa em todos os outros campos, proporcionando um conforto e uma segurança extra na condução da bike.

As rodas são umas montadas por mim, com uns exclusivos, super leves e suaves cubos Tune Mig e Mag, raios DT Revolution 1.5 - 1.8 e uns aros DT XR4.1, ficando assim com umas excelentes rodas, sendo resistentes e leves também.

A travagem é assegura por um conjunto de v-brakes Shimano XT e umas manetes Avid SL. Optei por v-brakes pela sua simplicidade, peso e fácil manutenção e continuo a ser da opinião que para XC e maratonas os v-brake são a melhor opção, já para não falar em preços.

A transmissão é composta por desviadores Shimano (XT e LX) uma pedaleira XT com pratos TA (22-32-42) e uns manipulos Sram Rocket gripshift. Conta ainda com uma cassete e corrente Sram. Transmissão leve e com um funcionamento exemplar com o tacto que só os gripshift proporcionam.

Os periféricos da bike foram escolhidos para serem bastante leves, apenas mudando o guiador habitual, um easton ec90 em carbono, por um easton ea50 em alumínio e com barends. Esta troca deve-se essencialmente ao facto de não poder colocar o porta mapas no guiador de carbono.

Penso que falta falar no calçado da bike, ela conta com uns pneus Scott Manx 2.0 em kevlar que se revelou um excelente pneu devido à sua polivalência. peso e preço em conta. Utilizo com câmaras em látex da michelin e uma fita protectora, para evitar furos, em kevlar da Panaracer. Irei no futuro experimentar o sistema notubes, mas apenas por causa do peso porque com este sistema até agora zero mil furos.

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