terça-feira, 12 de abril de 2011

Nova Aventura


Ainda com o traseiro dormente da ultima grande tirada e aproveitando que estamos numa onda do remember, comecei a planear a próxima grande aventura revivalista, Pena - Santiago de Compostela.

Passados 10 anos desde a primeira vez que fizemos o caminho português este ano voltamos à carga, mas com umas pequenas alterações: desta vez saímos de casa e se a coisa correr bem vamos até ao cabo de Finisterra, que como o nome indica é o fim da terra, pelo menos para os peregrinos que vinham do resto da Europa ;)

Serão 455 km por bastantes trilhos fenomenais e à semelhança da ultima aventura, em autonomia, aproveitando os albergues dos peregrinos para dormir e com uma duração prevista de 4 a 7 dias dependendo das forças na altura.

A data prevista para a sua realização será por volta de finais de Agosto, inicio de Setembro, sendo posteriormente combinado entre os participantes. Fica ainda aqui o track do percurso para poderem preparar a viagem convenientemente e uma foto dos bravos que há 10 anos ligaram Ponte de Lima a Santiago (falta o fotografo ;) ).

domingo, 3 de abril de 2011

Rescaldo da travessia Pena - Fátima

No primeiro sábado do mês de Abril o CCRPena Team foi até Fátima num percurso de BTT com 120km e 2000m de acumulado positivo, números semelhantes a etapas do Cape Epic (a diferença é que eles fazem-na em 5h).

À partida para esta aventura estiveram 5 pessoas: Luís Jacinto, Pedro Faria, Márcio Silva, Francisco Louro e Ricardo Gabriel que se estreou com a equipa. Arrancamos pelas 9h00 da Pena com destino a São Marcos onde fizemos a primeira paragem apenas para a foto da praxe seguindo de imediato para os campos do Mondego onde atravessamos o rio e mais tarde a linha do norte em Taveiro.

Daqui fomos em direcção a Condeixa onde passamos pelas ruínas de Conímbriga antes de percorrer um trilho espectacular ao longo do rio dos Mouros que iria terminar no vale do Rabaçal por onde seguimos entre a serra do Sicó e o monte do Castelo de Jerumelo. A próxima paragem seria Ansião onde aproveitamos e almoçamos num restaurante o belo do bitoque, azar do catano este foi o pior bitoque de sempre, muito fraquinho mesmo.

De barriga cheia, ainda que desconsolada, retomamos o longo caminho pelo meio de mato até Caxarias onde encontramos alguns trechos de caminho duros, o que nos dificultaram a progressão. Chegamos a Caxarias apenas ás 17h e ainda nos faltava enfrentar mais 25km algo difíceis até ao nosso destino. Aqui com o ultimo comboio para Coimbra a sair às 20h15 o Francisco e o Ricardo optaram por ficar lá, enquanto os outros 3 seguiram até ao final, chegando a Fátima às 19h, com 9h de caminho realizado.

Para o Verão prevê-se mais uma peregrinação, desta vez rumo a norte ;)

Ficam aqui algumas fotos do dia

Partida dos Carris

Passagem por São Marcos

Pelos campos do Mondego

Vale do Rio dos Mouros

Final do trilho

Chico a meter som no vale do Rabaçal

Mais um trilho no vale

Visita a casa do Eto'o

Primeiro vislumbre da catedral, o Monte do Gozo lá do sitio

Pose no final da jornada