terça-feira, 5 de outubro de 2010

Treino Reconhecimento na Serra da Freita

O CCRPena Team aproveitou o feriado e foi até à serra da Freita fazer o reconhecimento do percurso do próximo passeio pedestre e ainda fazer um treino de pedestre numa zona bastante montanhosa e isolada. Responderam à chamada o Luis e o Rui.

Arrancamos de Póvoa das Leiras e logo à direita entramos num trilho que pela curva de nível nos iria levar até ao topo de uma cumeada de onde descemos até à aldeia de Covelo de Paivô (7km) daqui seguimos por um trilho ao longo de uma encosta até à aldeia de Regoufe (11km) onde se situa as antigas minas de volfrâmio. Seguimos então para Drave (15km) onde chegamos com cerca de 3h30. Deste percurso concluímos que se tratava de um dos mais espectaculares que tínhamos feito passando por lugares incríveis e não apresenta grandes dificuldades, apenas uma subida entre Covelo de Paivô e Regoufe e a descida para Regoufe exigem mais esforço físico.

O passeio ficará assim com uma parte de 11km até à aldeia de Regoufe e caso o tempo disponível seja suficiente quem quiser ainda pode fazer o percurso até à aldeia de Drave, ficando assim esta secção opcional, mas de todo aconselhado porque a aldeia merece sem duvida uma visita.

Fica aqui ainda um LINK para o trajecto do passeio em formato *kml (google earth) para poderem já estudar o percurso.

Da aldeia de Drave tínhamos então de voltar para o carro que ficou no inicio do percurso, decidimos então fazer um percurso alternativo pelas margens da ribeira de Paivô até à ponte sobre este ribeiro que depois nos levaria até ao cimo da cumeada. O percurso ao longo do ribeiro é simplesmente fantástico com várias quedas de água ao longo do curso mas esta opção levou-nos 2h o que pelo percurso, apesar de ser a subir e depois a descer levava no máximo 1h, mas valeu a pena porque era mesmo espectacular o percurso. Depois da ponte até ao cimo da cumeada é que a coisa se complicou, o trilho praticamente nao existia e a inclinação era uma brutalidade, apesar de não chegarmos a andar 1km subimos 400m de vertical o que dá uma inclinação média superior a 50%. Chegamos ao carro com 22km nas pernas e completamente esgotados.

Nesta imagem podem ver o perfil de altimetria do percurso com inicio na esquerda e fim na direita (clique na imagem para aumentar)


Podem ainda ver algumas das fotos do percurso:

inicio do percurso ao longo da curva de nível

ao longo da cumeada

descida para Covelo de Paivô

ribeira de Paivô

aldeia de Covelo de Paivô

aldeia de Regoufe

aldeia de Drave

Sem comentários:

Enviar um comentário