sábado, 31 de dezembro de 2011

CCRPena Team na Serra da Freita

O CCRPena Team aproveitando estes últimos dias do ano e o sol fantástico que o São Pedro nos brinda, foi fazer um treino de corrida e orientação até à espectacular Serra da Freita.

Responderam à chamada Luís Jacinto, João Faria e um estreante, Luís Marques. Na parte da manhã fizemos a 2º etapa da saudosa prova FreitaOutdoor, uma etapa pedestre onde controlamos 9 pontos com uma distância de 17km's e cerca de 800m de acumulado em cerca de 3h30. 

Da parte da tarde e depois de um belo almoço, fizemos um dos eventos mais espectaculares de corrida de montanha do país, a Fell Race da Serra da Freita que une em linha recta 3 dos pontos mais elevados do planalto da serra e com um distância de 10km's em linha recta e com 400m de acumulado que fizemos em 1h50.

Foi sem duvida um fechar de ano de actividades com chave de ouro e esperemos que o ano 2012 traga tão bons momentos como o de hoje.

Fica aqui o track da etapa da manhã e algumas das fotos do dia:


















terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Resultados 2011

Mais um ano que finda e também o 2º ano de actividade da equipa. Foi um grande ano em termos desportivos com vários pódios e algumas vitórias. 

Este ano ficou marcado por uma clara aposta na orientação pedestre e ori-BTT onde se verificou uma evolução fantástica em termos técnicos o que espelha alguns dos bons resultados alcançados:
Pedestre:
  • Lagoa da Vela: 3º lugar
  • Gouveia: 2º lugar (2º etapa)
  • Palheirão: 8º lugar
  • Praia da Leirosa: 1º lugar
  • Montemor o Velho: 1º e 3º lugar
  • Penoita: 2º lugar (2º etapa)

Ori-BTT:
  • Bairrada: 1º lugar
  • Figueira da Foz: 1º lugar

Também foi o ano onde apostamos no trail com duas participações entre as quais a mítica prova Ultra Trail da Serra da Freita, uma das provas mais importantes do país.
  • Conimbriga: 38º lugar
  • Serra da Freita: 72º e 91º lugar

Um dos pontos menos positivos foi a participação em provas de corridas de aventura onde não conseguimos marcar presença em nenhuma das provas da taça de Portugal e apenas 2 do troféu Uma Aventura Em. Mesmo assim foi neste ano que conseguimos o primeiro pódio numa prova de aventura.
  • Uma Aventura em Brasfemes: 3º e 4º lugar
  • Uma Aventura em Lamelas: 8º lugar
  • Raid Cucujães: 6º lugar

Conseguimos ainda um fantástico 3º lugar na prova de Aveiro do MUS - Merrel Urban Series - uma prova de peddy papper urbano.

Além destas provas participamos ainda em dois passeios de BTT, Vila Nova de Outil e Tábua, mas aqui sem qualquer carácter competitivo apenas pelo prazer de desfrutar de bons trilhos e nisso a prova de Tábua superou todas as expectativas.
Ainda na vertente das duas rodas realizamos duas peregrinações, uma de um dia até Fátima (124km) e outra até Santiago de Compostela (410km) que fizemos ao longo de 4 dias em autonomia. Ambas as peregrinações foram fantásticas com muitos km's de boa disposição e convívio.

Para o ano esperamos mais e melhores provas com especial destaque para a orientação e o trail, incluindo a participação numa prova de 100km na Serra da Estrela. A participação em ultras de BTT também está incluída nos planos além do regresso em força às provas de Aventura.

Finalizo com votos de um excelente ano de 2012 com muitas aventuras.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Rescaldo do CCRPena Team no III Ori-BTT do Ginásio

Este fim de semana, 10 de Dezembro, decorreu na Figueira da Foz a ultima prova da taça de Portugal de Ori-BTT, o III Ori-BTT do Ginásio, que como não podia deixar de ser, organizado pelo Ginásio Clube Figueirense.
A prova contava com um prólogo na parte da manhã e a competição de distância média à tarde com 15,2km de distância, 430m de acumulado e 11 cp's em disputa.

Na prova participaram os atletas Luís Jacinto e João Faria que participaram no escalão promoção 2 mas optaram por não alinhar à partida devido ao mau tempo que se fazia sentir de manhã e ainda porque não contava para a classificação final.

Para a prova da tarde o tempo melhorou bastante e tivemos uma agradável tarde. A prova revelou-se bastante física com os caminhos muito destruídos pelas águas o que nos obrigou a desmontar várias vezes da bicicleta. Tecnicamente a prova não apresentava muitas dificuldades apenas a omissão de alguns caminhos no mapa que dificultava um pouco a navegação mas que mesmo assim não provocou erros de navegação graves.

No final obtivemos mais um 1º lugar no escalão com uma vantagem de 13 minutos para o 2º classificado e cerca de 40 minutos para o 3º. 

O ano acabou em grande na vertente de orientação. Para o ano espera-se mais uma época de grandes provas e de bons resultados, com destaque para o campeonato ibérico de Ori-BTT que se vai realizar em Brasfemes.







segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CCRPena Team no III Ori-BTT do Ginásio


O CCRPena Team vai participar no próximo dia 10 de Dezembro no III Ori-BTT do Ginásio que irá decorrer na Figueira da Foz e mais uma vez será organizado pelo Ginásio Figueirense.

A prova é composta por duas etapas: um prólogo de manhã e a etapa de distância média para a tarde, etapa esta que terá uma distância de 15km.

A representar o CCRPena Team estarão o Luís Jacinto, Pedro Faria e o João Faria, mas estamos ainda em negociações para a presença de mais atletas. Espera-se mais um bom resultado à semelhança do que vem a acontecer nas anteriores provas.

Podem consultar mais informações da prova no site oficial.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Rescaldo do CCRPena Team no Campeonato Nacional Absoluto



Decorreu no passado dia 30 de Outubro, na mata da Penoita, Vouzela, o campeonato nacional absoluto de orientação pedestre, prova organizada pelo Ori-Estarreja.

A participar no escalão Promoção 4 estiveram mais uma vez Luís Jacinto e Helder Albuquerque, mas que apenas participaram no 2º dia.

A prova, de distância média, era composta por 2,8km, 150 de acumulado e 14 cp's realizados num terreno muito diferente do que estamos habituados. Este terreno foi uma boa surpresa porque é um terreno típico das provas internacionais de orientação com algum declive, bastante rochas, algumas passagens mais dolorosas por silvas e com uma paisagem fantástica que a mata da Penoita oferece aos seus visitantes.

Com um inicio algo cuidadoso por parte dos dois atletas, dado que não tinham nenhuma experiência neste tipo de mapas, mas enquanto o Luís rapidamente entrou no mapa o Hélder demorou mais um bocado e acumulou alguns erros. O Luís no resto da prova fez uma prova quase limpa sem erros, excepto no ponto 12 onde perdeu mais de 1 minuto, numa má opção.

No final o Luís conseguiu mais um excelente lugar, ficando em 2º lugar a 4 segundos do 1º enquanto o Helder conseguiu o 12º lugar na classificação do escalão. Podem ainda ver as classificações completas aqui.

Esta foi provavelmente a ultima prova do ano, havendo apenas a possibilidade de participar numa prova de ori-BTT na Figueira da Foz organizada pelo Ginásio Figueirense no dia 10 de Dezembro.


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Rescaldo do CCRPena Team n' Uma Aventura em Lamelas

Dia 16 de Outubro foi dia da última etapa do troféu Uma Aventura em que se realizou na aldeia de Lamelas, perto de Santo Tirso e foi organizada pela associação Às 11 no Farol. Nesta prova apenas estiveram presentes os atletas Luís Jacinto e Pedro Faria.

A prova começava com uma etapa de ori-BTT com cerca de 27 km's, 14 cp's + chegada, bastante declive e um piso muito difícil dificultaram bastante a progressão. Arrancamos fortes para a etapa mas ao 2º cp o Luís sentiu-se mal disposto e optou-se para deixar o cp mais distante para não forçar muito. Mas passados poucos minutos já estávamos de volta ao bom ritmo e acabamos por fazer uma prova quase limpa de erros e ainda por cima chegamos mais de 30 minutos antes da etapa pedestre abrir o que obrigou a uma neutralização.

Para a etapa pedestre entramos com o tempo de prova máximo pelo que apostamos em fazer todos os cp's e conseguimos fazendo uma prova limpa de erros de navegação e ainda com 30 minutos antes do fecho da prova. 

No final conseguimos um 8º lugar realizando 26 dos 27 cp's em disputa, o que acabou mais uma vez por ser um bom resultado dado o excelente lote de equipas que marcaram presença nesta prova. Podem ver as classificações completas neste LINK.

A época do troféu Uma Aventura em termina mas o próximo ano promete grandes provas










domingo, 9 de outubro de 2011

Rescaldo do CCRPena Team no I dia de orientação de Montemor-o-velho

No passado dia 9 de Outubro o CCRPena Team regressou às provas de orientação pedestre na prova de sprint realizada pelas ruas da vila de Montemor-o-velho, que mais uma vez foi organizada pelo Ginásio Clube Figueirense e claro que a organização não desiludiu.

A representar o CCRPena Team esteve a dupla Luís Jacinto e Patrícia Jorge e ainda o regresso de João Faria a  esta vertente da modalidade. Ambos os atletas participaram no escalão promoção, escalão este composto por duas etapas com 1,5km e cerca de 50m de acumulado em cada uma.

A primeira etapa o CCRPena Team dominou claramente ocupando os 2 primeiros lugares da classificação, numa etapa sem falhas. Na segunda etapa no mesmo mapa, a dupla Luís / Patrícia voltaram a fazer uma etapa limpa sem erros, ficando a 6 segundos do vencedor da etapa, enquanto o João com um erro num ponto onde perdeu algum tempo acabando por acabar a 3 minutos do vencedor da etapa.

No final a dupla Luís / Patrícia conseguiu o 1º lugar enquanto o João conseguiu o 3º lugar mas a apenas 5 segundos do 2º lugar. Mais uma jornada de sucesso para o CCRPena Team na orientação pedestre.






sábado, 17 de setembro de 2011

Rescaldo do CCRPena Team no Raid Cucujães

Foi no passado dia 11 que o CCRPena Team voltou às provas de aventura, representado pelo Luís Jacinto e pelo João Faria que disputaram a prova de 4 etapas que os iria levar desde Cucujães até ao Furadouro, passando por Ovar.

Com um formato semelhante às provas Uma Aventura em esta prova começou com uma etapa de Ori-BTT com cerca de 30km com final na marina de Ovar. Esta primeira etapa correu muito bem, conseguimos impor um ritmo forte e com uma boa orientação fizemos todos os 12 cp's em disputa e chegamos à transição a par com as melhores equipas. A próxima etapa foi uma etapa de canoagem onde a falta de experiência, nesta modalidade, se revelou e com muitas dificuldades na progressão optamos por voltar fazendo apenas o cp de chegada. Partimos então para a 3º etapa, Ori-BTT em linha onde fomos a primeira equipa a chegar à transição, como chegamos antes do inicio da ultima etapa ficamos em espera até à sua abertura partindo então já novamente com as primeiras equipas. Esta etapa era uma pedestre em mapa de orientação num terreno de dunas, ou seja, estávamos a jogar em casa e a etapa correu bem.

No final conseguimos o 6º lugar final com 26 cp's em 28 possíveis o que inicialmente superou as expectativas dada a falta de treinos mas que com o decorrer da prova se revelou pouco. Faltou apenas a carta de marinheiro para uma prova limpa :p

Dia 16 de Outubro regressamos em força para a ultima etapa de UAE na vila de Lamelas.