quinta-feira, 19 de agosto de 2010

TransPortugal - Dia 3

No 3º dia saímos de Freixo de Espada à Cinta e logo para aquecer fizemos uma subidita até ao miradouro do Penedo Durão em pleno Parque Natural do Douro Internacional com uma vista magnífica sobre o rio Douro e as arribas à sua volta, podemos ainda aqui ver algumas das aves que habitam por lá, como os abutres e águias.
Daqui seguimos pela cumeada até à aldeia de Poiares mas a meio o Luís teve um furo na bicicleta e como estávamos sem bomba tivemos de ir a andar até à aldeia, mas aproveitando uma descida em alcatrão o Luís montou nos alforges do Chico e fomos assim até lá. Na aldeia conseguimos uma bomba emprestada e conseguimos prosseguir viagem.
Daqui, passamos por um dos troços mais espectaculares da travessia, a descida de um caminho romano ao longo de uma encosta, eram tão brutal que o Luís aproveitou logo para sacar em grande estilo um OTB (over the bar) o que vale é que ele tinha uma pedra para lhe amparar a queda ;) esta descida termina um pouco antes de Barca d’Alva, até onde fomos pela estrada à beira rio.
Aqui reencontramos o Pedro que devido ao problemita técnico veio por estrada desde Freixo de Espada à Cinta. Paramos para tomar uma bebida fresca e ganhar coragem para enfrentar a subida até Figueira de Castelo Rodrigo, que eram cerca de 22km a subir às 12h, pela fresca :s
Já em Figueira de Castelo Rodrigo encontrámo-nos com o nosso staff de apoio que tinha à nossa espera o almoço, fizemos então uma paragem para almoçar num jardim no centro da vila e donde partimos virados a Pereiro, perto de Pinhel para encontrar um amigo do Miguel, o Martins.
No Pereiro fomos recebidos na piscina onde descansámos um pouco e aproveitámos para mandar uns mergulhos refrescantes.
Fomos depois levar as tralhas a um moinho onde iríamos passar a noite. Depois aproveitando a festa na terrinha fomos ver o tradicional solteiros vs. casados e no fim sardinhada e febrada :b no final da noite fomos ainda até ao bar do Afonso beber uns copos antes de ir dormir.


acampamento perto do rio Douro em Freixo de Espada à Cinta

subida ao Penedo Durão

bicharada que sobrevoava o miradouro do Penedo Durão

miradouro do Penedo Durão

caminho de ligação à descida romana

descida pelo caminho romano

chegada a Barca d'Alva

almoço em Figueira de Castelo Rodrigo

a descansar na piscina do Pereiro

mergulhos para relaxar

dormida no chão do moinho

1 comentário:

  1. Já estranhava a ausencia de qualquer informação... Já se perguntava por ai se se tinham perdido.

    Um abraço para voces e uma força para que continuem até ao final.

    Que tudo corra bem

    H. Araújo

    ResponderEliminar