quinta-feira, 19 de agosto de 2010

TransPortugal - Dia 6

Depois de uma noite bem dormida acordámos por volta das 7h30. Arrumámos a tralha e tomámos o pequeno almoço e por volta das 8h30 estávamos a andar. Descemos de Idanha virados ao Ladoeiro através dos vastos campos de cultivo onde o terreno plano permitiu um bom ritmo.

Do Ladoeiro fomos em direcção a Perais, sempre ao longo do rio Ponsul. Nesta secção passamos por um campo de pastoreio de touros que tivemos de atravessar junto a várias vacas, algumas das quais com vitelos, o que nos fez ir sempre com as bolinhas nas mãos :p

Depois de Perais fomos finalmente em direcção a Vila Velha de Ródão e começámos logo com uma picada daquelas que até a pé custa. Continuamos pelo meio das herdades com um terreno mais ou menos plano mas com um piso péssimo, o que dificultou bastante a progressão.

Chegamos a Vila Velha de Ródão por volta das 13:30h bastante cansados e optámos por ir almoçar a um restaurante um belo de um bitoque, ou em inglês, double touch, que irá ser certamente eleito o prato oficial da travessia :P

No final fomos até aos jardins da piscina dormir uma sesta e depois aproveitando o forte calor que se fazia sentir mandámos uns mergulhos na piscina.

Por volta das 17h já com a pele dos dedos engelhada rumamos a Nisa, que eram cerca de 18km mas quase sempre a subir e com o calor que se fazia sentir não seria fácil. Chegámos a Nisa por volta das 18h15 e dada a distância para Castelo de Vide (48Km) optámos por ficar aqui.

Estivemos na praça central a tomar umas bebidas e uns queijos de Nisa numa esplanada e fomos então pedir dormida aos bombeiros de Nisa, uma vez que não havia parque de campismo. Mais uma vez os bombeiros foram super simpáticos e receberam-nos muito bem.

Depois de um banho e arrumado o material fomos jantar um bitoque, como não podia deixar de ser, excepto o Chico que abixanou e pediu uma sopa e lulas com batata cozida, que tenrinho :)

Aproveitámos ainda para ver o Braga a dar um banho de bola ao Sevilha e ainda para ver um filme na sala do quartel antes de ir para a caminha. Vamos ver se amanhã conseguimos fazer uma visita ao amigo Nabeiro ;)

à saída de Idanha a Nova junto aos bombeiros que tão bem nos receberam

pelos campos do Ladoeiro

passagem por uma represa pouco depois do Ladoeiro

ponte sobre o rio Ponsul

Pedro sacrifica-se pelo grupo e enfrenta os touros :p

afinal eram umas vaquinhas os touros

picada do dia com o Pedro a praguejar ao fundo

Vila Velha de Rodão

a banhos na piscina de Vila Velha de Rodão

Chico com vista sobre as Portas de Rodão

Luis com vista sobre as Portas de Rodão

Finalmente Alentejo

bikes em Nisa

o belo do queijinho de Nisa e da mini